quinta-feira, 19 de julho de 2007

Imprensa:

«Chefie a sua vida

A visão elitista de que a liderança é só para alguns tem os dias contados, defende César Souza, especialista em gestão e RH

Antes de pretender liderar os outros deve aprender a liderar-se a si mesmo. É esse o grande enigma da liderança, afirma César Souza, 55 anos, considerado pelo World Economic Fórum de Davos um dos 200 líderes globais do futuro e autor da obra Você É Líder da Sua Vida (Gestãoplus Edições, 2007). Este é o quarto livro do consultor brasileiro, actualmente presidente da Empreenda, consultora em estratégia, marketing e recursos humanos, e estará disponível em Portugal no final de Junho. Formado em Gestão de Empresas e com um MBA, foi sócio do Monitor Group, empresa fundada por Michael Porter.
A visão deste guru difere do pensamento tradicional. "Li cerca de 200 livros nos últimos anos sobre o tema e não há grandes novidades. Continua a insistir-se na mesma coisa, sobretudo na visão elitista da liderança" diz o autor. E insiste que liderança não é sinónimo de cargo nem de posição social e que todas as pessoas podem ser líderes nalguma fase da sua vida. "Quando estamos em casa a ajudar um parente numa situação difícil ou quando tentamos influenciar os outros, estamos a exercer a liderança", explica.

Mulheres ao poder
A grande maioria dos especialistas nesta temática trata a liderança como se fosse um fenómeno masculino. César Souza discorda, argumentando que as mulheres assumem, cada vez mais, posições de comando nas empresas e nos governos. "Prevejo que a partir de 2025 teremos mais mulheres do que homens a liderar", afirma. As senhoras têm características naturais que são hoje muito apreciadas num líder como a capacidade de negociação; fazer várias coisas ao mesmo tempo; e a flexibilidade. O especialista considera um erro, nos dias de hoje, que as líderes femininas tentem copiar as características dos homens.
É também um engano confundir liderança com carisma e tentar clonar outros dirigentes. Cada um deve aprender com os sucessos e os equívocos dos outros, mas não copiar o seu estilo. Isto é uma premissa fundamental para a construção de um líder eficaz, que César Souza define como "aquele que consegue resultados surpreendentes e ao mesmo tempo consegue ter as pessoas à sua volta motivadas".

Fábricas de formação
O segredo é que não há receitas prontas para formar dirigentes. César Souza defende que as empresas vencedoras são aquelas que conseguem montar fábricas de liderança. As sociedades precisam de líderes a todos os níveis e não apenas de topo. "Longe vai a época em que bastava ter um ou dois chefes visionários para crescerem. Por isso defendo que um líder eficaz forma outros líderes e não apenas seguidores", remata.
O livro ensina isto de forma original: conta uma história de ficção em que um jovem colaborador de uma empresa, insatisfeito com o seu papel na companhia, faz uma viagem a vários países, conhecendo um sem-número de líderes, esses, sim, reais. Assim aprende a conduzir a sua vida, o primeiro passo para dirigir os outros.»

Texto de Helena C. Peralta, Exame, Junho de 2007

Sem comentários: