quinta-feira, 18 de junho de 2009

Imprensa:

«O Sabor de um café

Ou como se lidera uma empresa de uma forma excepcional

“Na Starbucks, o café tem de ser excelente, desde a origem, ao cultivo, à torrefacção e à preparação. A visão tem de ser inspiradora(…). As nossas finanças têm de estar em ordem (…). Porém, sem pessoas, não temos nada. Com pessoas, temos algo ainda maior do que o café. Se promover as pessoas, as pessoas promovem o negócio. É só isso. É essa a prioridade número um.”Este livro revela-lhe o ingrediente secreto do delicioso café da Starbucks: as pessoas! A Starbucks é uma das maiores multinacionais do mundo e, ao mesmo tempo, uma das marcas mais sexy do mercado! Como consegue esta enorme corporação criar um ambiente caseiro, acolhedor e, na verdade, irresistível em cada uma das suas lojas? Não é só do café, nem dos deliciosos muffins, nem dos confortáveis sofás, nem dos simpáticos baristas; o que torna o café da Starbucks irresistível é a atenção personalizada – aos clientes, aos empregados, aos produtos, ao ambiente. Mas as lições de sucesso da Starbucks podem ser aplicadas a todos os aspectos da nossa vida profissional… e pessoal. Mais do Que Um Café é um livro delicioso que revela os segredos da verdadeira liderança e as receitas do sucesso duradouro.Howard Behar começou a sua colaboração com a Starbucks em 1989, como executivo sénior, quando a empresa tinha apenas 28 lojas. Ocupou cargos como vice-presidente do Departamento Comercial , presidente da Starbucks internacional e presidente da Starbucks EUA. Sob a sua liderança, a Starbucks tornou-se uma das multinacionais com maior presença em todo o mundo e uma das marcas mais reconhecidas dos nossos dias. Reformou-se em 2003, embora tenha permanecido como membro do conselho de administração da empresa até 2008. É um conferencista especializado na área de liderança pessoal e empresarial. Janet Goldstein é fundadora da Janet Goldstein Enterprises, uma empresa de consultoria editorial. Foi editora sénior em algumas das principais empresas norte-americanas, como a Harper-Collins, a Broadway Books e a Viking – tendo trabalhado com autores como David Allen, Wayne Dyer, e Sua Santidade o Dalai Lama, entre outros. Vive em Nova Iorque.»

Executive Digest, Junho 2009
Imprensa:

«Starbucks: "Somos uma empresa de pessoas que serve café"

Esqueça tudo o que leu ou ouviu dizer sobre o sucesso da Starbucks. Se quer mesmo saber como a companhia norte-americana chegou até aqui leia o livro.


É inevitável. À medida que vamos entrando no livro de Howard Behar, antigo líder da Starbucks, a frase que mais fica é: “Somos uma empresa de pessoas que serve café, não uma empresa de café a servir pessoas”. O ex-líder da multinacional norte-americana é o oposto da imagem exuberante que a cadeia tem. “É humilde, igual a si próprio e sempre se preocupou com os empregados que, acima de tudo, são pessoas”, explica Álvaro Salafranca, director-geral da Starbucks Coffe Portugal.
Este livro é um manual de gestão para todos aqueles que querem vencer no mundo dos negócios através de uma boa gestão de Recursos Humanos. E não há grandes truques. O segredo é mesmo: respeitar o próximo, tratar cada pessoa como um ser humano digno.
As palavras são sempre inspiradores, aliás como o próprio autor. Howard Behar não esteve presente na apresentação do seu livro em Lisboa, mas Álvaro Salafranca, director-geral da Starbucks Coffe Portugal, fez-lhe as honras. O espanhol que trabalha há oito anos para a companhia, primeiro em Espanha e agora em Portugal, escreveu o prefácio do livro e é ele que faz o retrato do dia-a-dia da gestão e liderança ‘by Starbucks’.
Como é que se motivam equipas? Salafranca diz que a formação é essencial. De resto, não há nenhum segredo. É preciso construir uma relaçãocom as pessoas que entram nas lojas. “É tratá-las com respeito, ouvindo-as. É preciso falar de tudo, tentar proteger as equipas e as pessoas [clientes]”.
O café, admite, “é o melhor do mundo, mas não se vende por si só. Se o chefe de equipa está contente, a equipa está contente e as pessoas que vão à loja também”, reforça.
“Ser humano é, de facto, a única complexidade que existe no negócio da Starbucks”. Salafranca conheceu Howard em 2006 em Seattle. “Ele tem uma esperança enorme nas pessoas”, remata o director-geral.

“Quando estiver num buraco, pare de cavar”
Howard Behar começou a trabalhar para a Starbucks em 1989, quando a empresa tinha apenas 28 lojas. Hoje a empresa tem cerca de 15 mil lojas em todo o mundo, entre lojas próprias e espaços geridos por parceiros. Howard reformou-se em 2003, mas permaneceu no conselho de administração da multinacional até 2008.
“Levei muito tempo a perceber que, quando eu não me enquadrava num lugar, precisava de sair. Sempre tinha acreditado que a persistência compensa. Contudo, aprendi que a persistência apenas compensa quando o nosso chapéu nos serve”, defende no seu livro.
A questão do dito “chapéu” é a grande chave de todo este livro e da liderança preconizada por Howard. “Se você sentir necessidade de abandonar um emprego, isso não significa que seja um desistente. Se alguma coisa estiver em conflito com os seus valores, deve reconhecê-lo e reavaliar o seu chapéu. A liderança pessoal começa e acaba com o facto de se conhecer a si mesmo e de saber para onde se dirige e porquê. Reconheça o que não está correcto e faça alguma coisa em relação a isso”, explica Howard. O resto só poderá perceber se ler as 179 páginas do livro.

Ana Cunha Almeida, Diário Económico, Junho 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Martin Lindstrom entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

Martin Lindstrom, autor do livro Buy.ology – A Ciência do Neuromarketing, foi considerado pela revista TIME uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
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O seu mais recente livro, Buy.ology, uma obra que nos revela toda a verdade sobre o que realmente estimula o nosso interesse e nos leva a comprar um produto, tem sido amplamente elogiado por todas as grandes publicações, como o New York Times, o Wall Street Journal, o Washington Post, a TIME, a Fortune, a Forbes, e aparece frequentemente em programas de televisão como o Today Show, da NBC, e noutros canais como a ABC News e a Fox News, cativando os telespectadores com as suas palestras sobre as verdadeiras razões que nos levam a comprar.
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As estatísticas mentem. Os estudos de mercado mentem. Para saber a verdade acerca do que nos leva a comprar, tem de ir directamente à fonte… ao cérebro do consumidor. Foi o que fez Martin Lindstrom, o guru do neuromarketing. Para descobrir aquilo que realmente nos atrai a atenção – e o dinheiro! –, efectuou o maior estudo de neuromarketing alguma vez realizado (que durou mais de três anos e contou com mais de 2000 participantes oriundos de todo o mundo) e fez descobertas surpreendentes, refutando muitos dos mitos, suposições e crenças acerca do que realmente estimula o nosso interesse e nos leva a comprar um produto. Será que o sexo vende? Porque é que avisos como «fumar mata» nos dão ainda mais vontade de fumar? Porque é que o cheiro a melões ajuda a vender produtos electrónicos? Será que a publicidade subliminar funciona? Haverá marcas capazes de activar o nosso instinto reprodutivo? Porque é que o Papa Bento XVI é semelhante a um Rolex? O product placement será uma perda de dinheiro? As respostas a estas e muitas outras perguntas são reveladas ao longo destas páginas. Buy.ology é literalmente uma viagem pelo cérebro do consumidor, enriquecido com anedotas e casos reais de reacções – muito inesperadas – a estratégias de marketing.

Veja mais em baixo alguns vídeos de apresentação deste fantástico livro e descubra os segredos mais profundos do Neuromarketing.

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Lindstrom no programa The Today Show, da NBC, com Meredith Vieira





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